Trailer Quinta Roda ou um Trailer comum?

Trailer Quinta Roda ou um Trailer comum?

 

Trailer Quinta Roda é a revolução no quesito trailer para cavalos. E você já deve ter se perguntado, por várias vezes, se valeria a pena trocar seu trailer comum por um trailer quinta tora. As razões para fazer esta escolha podem variar muito, mas para quem está pensando em fazer esta troca, nós podemos mostra-lo alguns pontos a considerar na sua troca, se vale a pena ou não para você e para seus cavalos.

 

Trailer Quinta Roda e Trailers Comuns – Principais diferenças

 

trailer quinta roda

Trailer Quinta Roda, engate quinta roda / gooseneck

A maior diferença entre um trailer para cavalos comum e um trailer quinta roda é a colocação do engate em seu veículo de reboque. Em um trailer para cavalos comum o engate é soldado a estrutura do veículo em seu para choque traseiro. O engate deve ser resistente o suficiente para suportar e puxar o seu trailer para cavalos quando está com a sua capacidade máxima de peso.

Em um trailer quinta roda, ou trailer gooseneck que são basicamente iguais, o engae é instalado ao leito do veículo de reboque, ou seja, ele estará fixado à “capota” da sua camionete e ligado diretamente aos chassis do veículo e não somente ao para-choque.

Uma vez que o engate do seu trailer quinta roda está fixado ao veículo você tem um controle muito maior dele além da segurança fornecida por este tipo de engate. Não importa se a “capota” de seu veículo é curta ou grande, ela apenas precisa suportar o tamanho pedido que não é nada exagerado. Algumas SUV’s precisam passar por pequenas mudanças para se adequarem a implantação do engate do trailer quinta roda. Como dito, pequenas mudanças.

trailer quinta roda

Engate de para-choque para trailers

Por outro lado, os engates ligados aos para-choques tendem a ser mais leves assim como os seus reboques são mais leves. Eles irão ser muito úteis para cargas de cavalos, caso você possua cavalos quarto de milha você pode bem transporta-los em um trailer para cavalos normal com uma limitação de tamanho que é especificada pelo fabricante. Se sua frota de cavalos quarto de milha for maior que dois cavalos é recomendável o uso de um trailer quinta roda.

Tenha em mente que o seu trailer quinta roda suporta o peso imposto a ele, para isso leia o manual do fabricante em seu site ou peça-o todas as especificações técnicas do trailer antes de compra-lo.

 

Leia Também:

Outra importante diferença entre os dois é na hora da condução do seu trailer. Reboques ligados ao para-choque de um veículo seguem o movimento das rodas da camioneta quando estão a fazer uma curva. Pelo fato de estarem ligados pelo para-choque. Já o trailer quinta roda não, ele segue seu rumo e a camioneta outro, é claro que você não irá perdê-lo. Isso acontece pelo fato do engate de um trailer quinta roda estar em por cima da camioneta e não atrás dela. Então se você estiver acostumado a puxar um trailer ligado ao para-choque de sua camioneta, irá notar a diferença ao dirigir um quinta roda. Talvez você derrube uma placa aqui ou ali, mas isso é só até você dominar o seu trailer quinta roda!